João de Simoni Ferracciú


 

Deus é a força e a motivação que o coração necessita! Confia no Senhor e Ele te sustentará hoje, te dará razões para seguir e não desistir.

Nesta semana os agentes culturais de Capivari passaram três noites discutindo a tradição de Capivari e a expressão artística de seu povo. Realizou-se de 23 a 25 de outubro a etapa Capivari da Segunda Conferência Nacional de Cultura no Centro Cultural Alan de Lima Palma.

Parabéns ao secretário Edmilson Baia e à coordenadora Valéria Tanese Palma, com o time da Cultura do governo Vitor Ricomini/Bruno Barnabé.  E uma das pessoas lembradas com respeito e gratidão foi o Lollo Ferraciu, que é um expoente do que somos e do que queremos para Capivari, juntamente com dona Anecide Toledo, Nori Figueiredo.

Lollo merece muito carinho e gratidão da gente.  Quem rodou pelos grandes centros do Brasil e, em algum momento, precisou de alguma coisa dele, sabe muito bem do que ele sempre foi capaz de fazer por um capivariano ou por Capivari.

 Na confiança que em Deus depositamos, lá vai por ele e família a mais compenetrada oração possível para que se recupere da enfermidade.  "E tudo o que pedirem em oração, crendo, vocês receberão" (Mt 21.11). Vamos orar por Lollo e por sua família; assim como é mister orar por todos os enfermos, como dizia padre Eusébio que, antes do café da manhã, visitava o hospital e a Santa Casa todos os dias.  

João de Simoni Soderini Ferracciú, é um publicitário, nascido em Capivari, em 05 de junho de 1937. Conferencista internacional, considerado o “Pai da Promoção no Brasil”. Entre os anos de 1957 a 1959, Lolo foi jogador de futebol profissional pelo Palmeiras, do qual tornou-se dirigente, no cargo de Diretor de Planejamento do clube, de 1971 a 1975.

 

Lolo tem uma vasta formação na área da Publicidade e Propaganda, sendo o pioneiro nas atividades de Marketing Profissional no Brasil, o principal executivo de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda, J. Walter Thompsonem, de onde saiu em 1978 para fundar o Grupo De Simoni Associados, constituído por diversas empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.

 

João de Simoni é um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador da cadeira nº. 04 e membro da Academia Brasileira de Marketing.

Com mais de 10 prêmios conquistados, Lolo também é autor do livro “Promoção de Vendas – 40 anos de teoria e prática”, publicado em 1999 e convertido em 2007 para o título “Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas” pela Makron Books, e co-autor da obra Gestão de Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No ano passado enchemos a paciência de Lollo quando bombou nas redes sociais aquele vídeo do Jornalista Marcelo Duarte do “Mundo dos Curiosos”. Estou entre os que reverberou o post que foi muito compartilhado pela população de Capivari; Tudo porque o famoso chocolate homenageia esse capivariano conhecido e considerado dentro e fora da Cidade.

Marcelo Duarte explica que o chocolate “Lollo” foi lançado em 1982 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. Amigos de Lollo desde sempre já sabiam e na época fazíamos picantes brincadeiras com o saboroso produto, coisa que Lollo conseguia receber com total consideração e espírito esportivo. Afinal, era um orgulho para todos contar aos conhecidos de fora um feito da terra de Tarsilla do Amaral e de dona Anecide Toledo. Lembra do barulho que foi em 1992? Por causa de uma estratégia global, a Nestlé resolveu retirar o chocolate do mercado e colocou no lugar, o “Milkybar”. A embalagem permaneceu azul, mas a vaquinha que aparecia na ilustração foi retirada.

Até o site oficial da Prefeitura comemorou o feito, publicando: “outros chocolates famosos também foram rebatizados por outros nomes, mas nenhum deles causou tanta comoção quanto o “Lollo”, gerando diversas reclamações entre os fãs do chocolate e boicote, fazendo com que o “Milkybar” deixasse de ser fabricado em 2011, até que o “Lollo” voltou às vendas em 2012”.

Dar o nome de Lollo para o chocolate foi definido em uma reunião na J.W. Thompson, agência que atendia a Nestlé, quando a equipe de criação descobriu sem querer, o apelido de João de Simoni Ferracciú, que fazia o planejamento da área de promoções. Um amigo de João de Simoni, ligou para a agência e pediu para falar com Lolo, que foi colocado na lista de sugestões por meio de uma brincadeira de amigos e, após uma pesquisa entre os consumidores, “Lollo” ganhou e foi homenageado. Os amigos explicaram que foi uma brincadeira, mas a Nestlé decidiu respeitar o resultado e manteve o nome.

Enfim, quando Lollo deixar o hospital vamos fazer um churrasco? Ou melhor: uma celebração de ação de graças. 

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