O Lollo que amamos
João de Simoni Ferracciú
Deus é a
força e a motivação que o coração necessita! Confia no Senhor e Ele te
sustentará hoje, te dará razões para seguir e não desistir.
Nesta semana
os agentes culturais de Capivari passaram três noites discutindo a tradição de
Capivari e a expressão artística de seu povo. Realizou-se de 23 a 25 de outubro
a etapa Capivari da Segunda Conferência Nacional de Cultura no Centro Cultural Alan
de Lima Palma.
Parabéns ao
secretário Edmilson Baia e à coordenadora Valéria Tanese Palma, com o time da
Cultura do governo Vitor Ricomini/Bruno Barnabé. E uma das pessoas lembradas com respeito e
gratidão foi o Lollo Ferraciu, que é um expoente do que somos e do que queremos
para Capivari, juntamente com dona Anecide Toledo, Nori Figueiredo.
Lollo merece
muito carinho e gratidão da gente. Quem rodou
pelos grandes centros do Brasil e, em algum momento, precisou de alguma coisa dele,
sabe muito bem do que ele sempre foi capaz de fazer por um capivariano ou por
Capivari.
Na confiança que em Deus depositamos, lá vai
por ele e família a mais compenetrada oração possível para que se recupere da
enfermidade. "E tudo o que pedirem
em oração, crendo, vocês receberão" (Mt 21.11). Vamos orar por Lollo e por
sua família; assim como é mister orar por todos os enfermos, como dizia padre
Eusébio que, antes do café da manhã, visitava o hospital e a Santa Casa todos
os dias.
João de
Simoni Soderini Ferracciú, é um publicitário, nascido em Capivari, em 05 de
junho de 1937. Conferencista internacional, considerado o “Pai da Promoção no
Brasil”. Entre os anos de 1957 a 1959, Lolo foi jogador de futebol profissional
pelo Palmeiras, do qual tornou-se dirigente, no cargo de Diretor de
Planejamento do clube, de 1971 a 1975.
Lolo tem uma
vasta formação na área da Publicidade e Propaganda, sendo o pioneiro nas
atividades de Marketing Profissional no Brasil, o principal executivo de
Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford,
Chrysler e na agência de propaganda, J. Walter Thompsonem, de onde saiu em 1978
para fundar o Grupo De Simoni Associados, constituído por diversas empresas,
sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e
merchandising no Brasil.
João de
Simoni é um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo,
sendo Acadêmico-Fundador da cadeira nº. 04 e membro da Academia Brasileira de
Marketing.
Com mais de
10 prêmios conquistados, Lolo também é autor do livro “Promoção de Vendas – 40
anos de teoria e prática”, publicado em 1999 e convertido em 2007 para o título
“Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas” pela Makron Books, e
co-autor da obra Gestão de Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No ano
passado enchemos a paciência de Lollo quando bombou nas redes sociais aquele
vídeo do Jornalista Marcelo Duarte do “Mundo dos Curiosos”. Estou entre os que
reverberou o post que foi muito compartilhado pela população de Capivari; Tudo
porque o famoso chocolate homenageia esse capivariano conhecido e considerado
dentro e fora da Cidade.
Marcelo
Duarte explica que o chocolate “Lollo” foi lançado em 1982 e rapidamente caiu
no gosto dos brasileiros. Amigos de Lollo desde sempre já sabiam e na época fazíamos
picantes brincadeiras com o saboroso produto, coisa que Lollo conseguia receber
com total consideração e espírito esportivo. Afinal, era um orgulho para todos contar
aos conhecidos de fora um feito da terra de Tarsilla do Amaral e de dona
Anecide Toledo. Lembra do barulho que foi em 1992? Por causa de uma estratégia
global, a Nestlé resolveu retirar o chocolate do mercado e colocou no lugar, o
“Milkybar”. A embalagem permaneceu azul, mas a vaquinha que aparecia na
ilustração foi retirada.
Até o site
oficial da Prefeitura comemorou o feito, publicando: “outros chocolates famosos
também foram rebatizados por outros nomes, mas nenhum deles causou tanta
comoção quanto o “Lollo”, gerando diversas reclamações entre os fãs do
chocolate e boicote, fazendo com que o “Milkybar” deixasse de ser fabricado em
2011, até que o “Lollo” voltou às vendas em 2012”.
Dar o nome de
Lollo para o chocolate foi definido em uma reunião na J.W. Thompson, agência
que atendia a Nestlé, quando a equipe de criação descobriu sem querer, o
apelido de João de Simoni Ferracciú, que fazia o planejamento da área de
promoções. Um amigo de João de Simoni, ligou para a agência e pediu para falar
com Lolo, que foi colocado na lista de sugestões por meio de uma brincadeira de
amigos e, após uma pesquisa entre os consumidores, “Lollo” ganhou e foi
homenageado. Os amigos explicaram que foi uma brincadeira, mas a Nestlé decidiu
respeitar o resultado e manteve o nome.
Enfim, quando
Lollo deixar o hospital vamos fazer um churrasco? Ou melhor: uma celebração de
ação de graças.
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