ORLANDO BELINE 2023


Capivari tem suas preciosidades intactas. Entrevistei uma delas, o comerciante reconhecido como o mais antigo de Capivari, Orlando Beline de 87, há 50 anos no balcão; eis uma história cristalina de um homem trabalhador, inteligente, focado na sobrevivência e temente a Deus ao extremo.

Gostei do carinho com que relembrou padre Eusébio, a expressão facial e a voz embargada. Seu Beline está firme e forte, sabe de tudo, conta tudo, olha tudo, compreende todos e ora nos momentos mais difíceis, quando a vida parece não dar jeito nas coisas. Lembro-me dele em várias fases de nossa boa amizade. Quando cheguei no seu comercio logo me reconheceu e minha presença trouxe para ele algumas recordações do tempo em que ele foi companheiro e amigo do padre Eusébio nas celebrações diárias da Eucaristia, nas procissões; era ele que organizava tudo com seu Giácomo Piai e depois com o filho Henrique e Domingos Cancian. Mais parecia um membro da família do padre, que o amou como amou a todos nós, mas com ele era mais explicito.

Tenho saudade daquele tempo. Lembro-me que um dia na reunião do GEN3 no salão paroquial do São João padre Eusébio perguntou: “Quem para vocês na comunidade se parece com São José?” Uma das meninas respondeu: “Seu Beline”. Padre Eusébio balançou a canela concordando e emendou mais ou menos isso: “O silencio, não é? A atenção com o próximo, a fé expressa em gestos”.

E é verdade. Como escreveu Santa Teresa D´Avila, “o silêncio é o grande “porteiro da vida interior”, sem o qual é absolutamente impossível ter intimidade com Deus”. Não se fala quando se está imerso na contemplação do divino, quando a grandeza do que se está a contemplar é tal que qualquer palavra se torna trivial, uma vez que o acontecimento ultrapassa completamente a pessoa e o que ela pode dizer. Podemos dizer que a diferença entre rezar e orar está em ter a consciência de que na reza a gente fala, na oração Deus fala.

Seu Beline nasceu no dia 12 de janeiro de 1937 na fazenda Taquaral, de propriedade dos usineiros franceses, no tempo que Rafard ficava em Capivari. Eu o conheci com menos de 30 anos de idade ali em seu primeiro comercio na rua 15 de novembro, em frente à casa do seu Malfo Bozza, do seu Geraldo cantor de serenata e do seu Confortinho, depois Edson Drigo. Ali firmamos um momento de absoluta lealdade, em nome do Lar de Jesus percorria o comercio para angariar comida aos órfãos. Inicialmente ele vendia só frutas e legumes e depois acabou comprando um bar ao lado do seu Vitório Dal Fabro. Dali partiu para uma venda pomposa na região da rodoviária, mas precisamente de cara com o armazém estrela do saudado seu Edson Rodrigues. Dali fincou o pé na Rua Frankina de Almeida Barros onde vai trabalhar todos os dias o dia inteiro com descanso só aos domingos depois do almoço, quando liga a tv e fica assistindo os cultos da Congregação Cristã no Brasil do Brás.  

Fez um duradouro e muito feliz casamento com dona Erminia Fraceto Beline, umas das filhas do homem do jipe azul, seu Angelo Fraceto. Dona Erminia está na pátria celeste: “ ela faz falta, era tudo, meu braço direito, mulher trabalhadeira igual está para nascer”.  Juntos geraram André, Amauri, Alexandre e deles, três netas lindas.

Seu Beline é crente da Congregação onde sepultou morreu esposa e recebeu os funerais. Mas, o respeito e amizade por padre Eusébio não se abalou e a reciproca é verdadeira. O casal sentiu-se chamado a viver aquela fé e o padre compreendeu; o lado humano falou mais forte para ambas as partes.  

Vi que sobre religião seu Beline não faz proselitismo, se perguntado responde, mesmo assim contando a sua experiência e de sua mulher. Maravilhoso que seu filho Amauri seja coordenador da Pastoral do Crisma na Matriz de São João Batista.  É um trabalho essencial na comunidade, pois “o crismado recebe o dom do Espírito Santo, que lhe irá proporcionar maior união com Deus, a afirmação da graça do batismo, a nutrição da alma com os dons do Espírito e o encorajamento para viver o cristianismo. Na Crisma, o fiel se torna um verdadeiro integrante da Igreja, passando inclusive a ser responsável por ela”.

Seu Orlando Beline, é como diz a Bíblia em 2 Coríntios 1:3-4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”. Até sempre, amigo.

              

0 Comentários