José Antônio de Almeida Pacheco Júnior

                                Tudo pelo progresso de Capivari e fortalecimento das famílias

“Pra hoje fé, o restante Deus acrescenta!” Esta mensagem recebi de Juninho Pacheco, por whatssapp, na manhã do ultimo dia 27, depois das 6 horas e antes das 7. Em praticamente todas as manhãs ele dá essa atenção preciosa aos contatos do seu aplicativo, realizando um maravilhoso apostolado de motivação das pessoas.

Sobrinho neto do padre Geraldo Jarussi, irmão de sua avó Vitalina, deve ter herdado o gosto pela literatura sacra. Padre Geraldo foi diretor da editora Ave Maria dos missionários claretianos e foi ele quem assinou o direito de impressão da única versão da Bíblia Católica a Bíblia da Ave Maria usada por muitas décadas no Brasil. Trata-se de um texto exegético carregado numa hermenêutica na perspectiva da família, da ordem e da submissão ao Pai.  Padre Eusébio valorizou muito essa Bíblia e nos ensinou a aprofundar a experiência de Jesus e a Nossa Senhora através dela, pois além de teológica é também histórica e humanizada. Bíblias Dela vieram as edições clássicas com Zíper, capa dura, edições de Estudo, com letras grandes e muito mais.

Padre Eusébio  “foi não só para mim, mas para Capivari um exemplo a ser seguido, emenda o empolgado Juninho.  Aprendi muito com ele, através das conversas como também pelos conselhos que ele sempre nos dava.  Amor, Bondade, Caridade definem bem o nosso grande mestre Padre Eusébio”, diz emocionado pela saudade e gratidão ao mestre que por aqui passou fazendo o bem.

O versátil José Antônio de Almeida Pacheco Júnior, mais conhecido como Juninho é, em Capivari e região, uma enorme referência em reciclagem e preservação do meio ambiente. Filho da profa. Rosemari Cardinali Pacheco e do empresário José Antônio de Almeida Pacheco, ele carrega no sangue a garra dos inesquecíveis avós paternos Antônio de Almeida Pacheco e Vitalina Jarussi Pacheco; e dos avós maternos José Cardinalli Sobrinho e Cecília Cassaniga Cardinalli.  

Sua esposa Silvana Aparecida de Campos Pacheco  é uma força na sua longa estrada da vida; do amor familiar com Juninho, Silvana colheu seus maiores tesouros, os filhos: José Eduardo de Campos Pacheco (vereador e diretor comercial na empresa Plastcap), João Pedro e o publicitário Luís Henrique de Campos Pacheco, dono da agência de marketing Command Mídia.

Estudioso e trabalhador, Junior Pacheco é bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Capivari, a CNEC. É também  engenheiro de Produção Mecânica pela Universidade metodista de Piracicaba, UNIMEP e cursou técnicas de oratória em Piracicaba na

Assessoria e consultoria Camolesi.

Atuou como vereador e vice prefeito por 20 anos, sendo 3 mandatos como vereador e 1 como vice prefeito. Foi candidato também a prefeito municipal em 2004. Atuou como presidente da Associação Comercial e Industrial de Capivari, ACIC, onde atualmente é diretor com o presidente Arnaldo Mattar. É também diretor na Associação de Pai e Amigos dos Excepcionais, APAE. Quando foi diretor da extinta Guardinha Jovem Aprendiz do Amanhã Juninho era um amigo presente na vida dos menores de forma a ter encaminhado muitos deles na vida.      

Entrevistei Junior Pacheco para saber o que pensa: “Os amigos que temos e conquistamos no decorrer da vida são aquelas pessoas que compartilham conosco o dia a dia”, frisou. “Em toda parte há pessoas que estão dotadas de bondade e coração puro”, referindo-se aos capivarianos altruístas que lutam pelas entidades assistenciais.  “São tantos que seria deselegante da minha parte querer citar este ou aquele”, completa.

“A frase que posso passar:  a nossa família é o início de tudo”, referindo-se aos ideias de sociedade que ensinou para seus filhos e exige dos mandatários em qualquer instancia de poder ou serviço no funcionalismo. 

Homem de fé, Juninho nos ajuda lembrando que “temos que sempre pedir a Deus que nos ilumine, nos dando sabedoria para que no decorrer de nossa vida possamos tomar sempre as melhores decisões”. 

É isso mesmo. Acreditarmos que sempre Deus está conosco, e sempre nos dá o melhor caminho e a melhor maneira de expressar os nossos sentimentos.  Quem coloca a fé, o amor e a esperança em nosso coração é Deus. Padre Eusébio gostava muito da juventude e procurava participar da história de cada um na medida do possível. Uma vez deu uma palestra num encontro na Fazenda Borba e disse aos filhos que pouco elogiavam seus pais: “ninguém vai muito longe se não agradecer o amor e a dedicação do pai e da mãe; um elogio à comida, à roupa lavada, ao ventre que nos gerou”.  Eram os primeiros sinais disso que hoje chamamos de Constelação Familiar. Os profs. Getúlio Ferraz, Glauci Quagliato e Terezinha Lima com as comerciantes dona Leonor Bossolan e dona Brandina Gatti estavam na coordenação; Junior Pacheco, a advogada Roberta Annicchino Batagin estavam lá, a fisioterapeuta Cláudia Gatti Rodrigues, as dras Maria Cristina Sanches e a farmacêutica Luciana Mader  também, ao que me lembro. Acho que também a dra Lilian Bocardo Jucá. É o túnel. Tudo daquele tempo é simplesmente inesquecível. 

0 Comentários