É preciso saber se comunicar! Uma comunicação assertiva é direta e honesta,  sem ser  agressiva nem passiva. Essa ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa com nosso programa de treinamento.  
 

Foi um dos resultados mais incríveis que alcancei na carreira.

A Peritus Assessoria Contábil de Araguaína, TO, andava com o time jogando bem, mas um pouco descompassado num nível que comprometia o potencial de faturamento por causa da ineficiente comunicação.

Poderia, claro, citar muitos outros trabalhos que realizei, mas essa empresa particularmente dá gosto de ser lembrada porque ali apliquei as ferramentas da Comunicação Assertiva pela primeira vez e foi um sucesso. De lá pra cá muitas benvindas experiências vieram. Mas ela está na minha historia porque ali me reinventei.

O empresário Cleberson José da Fonseca, um líder dessa área na região Norte do País, toda vez que me escreve enfatiza o quão importante é para empresas investirem no processo de comunicação entre as pessoas.

O tempo médio que passamos trabalhando ao longo de nossas vidas é de 90.000 horas, segundo o livro “Felicidade no Trabalho”. A solução é usar ferramentas certas para transformar esse lugar num paraíso, ajudando as pessoas dali a se sentirem fantásticas e entusiasmadas umas com as outras, num espírito de equipe e comprometimento com os resultados.

Quando você não entende o que o outro está dizendo, você tira suas próprias conclusões e o outro faz também a mesma coisa. Se o clima for de competição, desconfiança e rivalidade as pessoas acabam se sentindo excluídas, julgadas. Será que existe alguém que consegue dar o melhor de si com motivação num ambiente desses?



 

Não há como separar uma boa liderança da capacidade de ter uma comunicação assertiva. Isso porque um bom comunicador é capaz de expor de forma clara suas ideias, ouvir e compreender necessidades e, ainda, reduzir possíveis conflitos.

 

Mas afinal, o que significa ser assertivo? A assertividade é a capacidade de se expressar de forma aberta e honesta, sem deixar de ouvir o que o interlocutor tem que a dizer. Um profissional assertivo é aquele que tem inteligência social, demonstra autoconfiança, sabe se expressar de forma clara e concisa e conquista a colaboração das pessoas naturalmente.

 

Apesar de muitos acharem que a comunicação assertiva é um dom e, portanto, a pessoa já nasce com ele, é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada, já que traz inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Com a prática, essa capacidade acaba se tornando até mesmo natural.

 

Vamos voltar no tempo e citar um ditado em latim bem atual: “Scientia potentia est”. Ou seja o conhecimento é poder. Quem disse exatamente careço de averiguar, mas a expressão é muitas vezes atribuída a Francis Bacon, apesar de que não temos nada que comprove. Importa então que a lição é a necessidade do conhecimento, que hoje também perpassa muito pelo acesso à informação e dela pela habilidade em se expressar, falando e ouvindo com alguma competência.

Ao poderoso Steve Jobs, mentor da Apple, no filme “Piratas do Vale do Silício” é atribuída essa frase: “Informação é poder!”. No mesmo filme atribui-se a Bill Gates essa fala ainda mais marcante aqui para nosso propósito:

“Sabe como alguém sobrevive? Fazendo com que precisem de você! Sobreviva fazendo com que precisem do que você tem. Então ninguém terá mais para onde ir”

A comunicação assertiva é uma ferramenta de transmissão de mensagem interpessoalmente, usada tanto para compartilhar conhecimento quanto informação.

A comunicação assertiva é uma das principais qualidades de um profissional de sucesso, pois mostra sua habilidade de se fazer entender e se relacionar com colegas e colaboradores de forma positiva e eficiente. Além dos amigos e familiares.

 

 

Importância da comunicação assertiva nas organizações

 

Os ruídos ou falhas de comunicação são um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa. Isso porque, quando a mensagem não é transmitida de forma clara e não há o diálogo, podem surgir mau entendidos, retrabalho e até mesmo conflitos entre colaboradores.

 

Por exemplo, se o gestor precisa explicar aos seus colaboradores em detalhes como executar determinada tarefa, mas não o faz, muito possivelmente os resultados não serão conforme a expectativa. Ao contrário, se os funcionários são comunicados de forma assertiva e são ouvidos em suas dúvidas e outras questões, as ações têm muito mais chances de serem produtivas.

 

Vantagens da comunicação assertiva

 

A comunicação assertiva dentro das organizações traz uma série de vantagens:

 

melhora a capacidade de expressão, a imagem do gestor e, consequentemente, da empresa;

aumenta o respeito dos colaborados, do mercado e da concorrência;

auxilia na resolução de conflitos;

ajuda na capacidade de negociação;

denota mais credibilidade;

reduz o estresse por situações ocasionadas pelos ruídos de comunicação.

Dicas para se comunicar assertivamente

Agora que você já sabe que a comunicação assertiva é uma habilidade de suma importância nas organizações e que pode ser trabalhada, confira algumas dicas de como fazer isso na prática:

 

Atente às suas falas

Nada melhor do que observarmos a nós mesmos quando buscamos adquirir uma nova habilidade. Por isso, analise criteriosamente a forma com que você se expressa e verifique se ela está sendo positiva ou ofensiva de alguma forma. Isso inclui o estilo de linguagem, o tom de voz e expressões faciais e corporais.

 

Demonstre compreensão

Quando a comunicação acontece de forma com que o interlocutor sente que está sendo acessado de acordo com suas particularidades, ela se torna automaticamente mais assertiva. Uma solução possível é você tentar observar como as pessoas ao seu redor se comunicam e adaptar sua forma de se expressar com a sua capacidade de entendimento.

 

Aprenda a perceber mais do que palavras

 

Para quem pensa que a comunicação se dá somente por meio da fala, está com o conceito um tanto equivocado. Isso porque há também a comunicação não verbal, realizada por meio de gestos, expressões faciais e corporais e postura, os quais dão sinais de como a pessoa está se sentindo ou compreendendo determinada informação.

 

Fale só no momento certo

Uma comunicação assertiva também depende do momento certo para acontecer. Por exemplo, você quer passar uma informação importante sobre uma nova atividade a ser executada, porém o colaborador está ocupado com afazeres ou há barulhos na sala que impedirão que a conversa seja clara. O ideal, nessas horas, é recuar e esperar que as coisas se acalmem. Sem dúvidas as informações serão melhor compreendidas.

 

Domine o assunto com profundidade

 

Antes de falar sobre determinado assunto, o qual pode gerar dúvidas ou questionamentos, o ideal é estar bem embasado com dados seguros e outras fontes que tragam segurança nas informações que serão repassadas durante a comunicação. Isso favorece a capacidade de argumentação e diálogo, favorecendo a comunicação assertiva.

 

Com certeza você deve ter percebido, a capacidade de se expressar assertivamente é uma habilidade essencial para o bom andamento de uma empresa e até da vida particular dos profissionais.

E, para dar aquela mãozinha na sua vida e na sua empresa ajudamos a melhorar os resultados a partir da comunicação... Há técnicas e ferramentas incríveis e precisas que nós aplicamos nas sessões online. Temos tido excelentes resultados com muitos. Convidamos você e sua empresa a conhecerem nossa metodologia e, quem sabe, dar aquele up agora.  



 


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