Não faça planos de vingança, apenas se concentre em ser feliz. 

Essa é a maior das surpresas para todos aqueles que pelejaram contra você.

Temo não ser exemplo de nada. Nem quero. Mas vingança para mim nunca foi prato para comer nem quente nem frio.

O ser vingativo é um masoquista. Ele abandona a paz e corre atrás da guerra sem armas para lutar, colocando sua vida nas mãos dos outros sem tomar conta de seus próprios sentimentos.

Uma vez, em 1974 escrevi uma canção que se cantava nas missas do Grupo de Jovens de São Benedito, em Capivari, SP, em que o refrão dizia: "Perdoar é vencer, pois a maior vingança é vingar com o perdão". 

Pessoas fortes não agem por vingança. Elas sabem que a vingança é uma reação e não uma ação. 

Elas sabem que a vingança nunca traz  felicidade nem sucesso. 

Por isso, quando são magoadas, não aumentam a dimensão da mágoa pensando em se vingar, mas em viver e deixar viver, seguindo em frente.

Todos nós somos magoados ou temos nossa confiança traída, de vez em quando. 

E, seja por querer ou como fruto da imperfeição humana, em alguns momentos, até mesmo uma pessoa em quem confiamos, ou até que que amamos e respeitamos, pode nos causar algum tipo de dor.

Isso acontece com todo mundo. Só o que muda é a forma como cada um passa por isso nos encontrar encontrar uma maneira saudável de lidar com isso sem perder a paz interior e a felicidade.

 Muitas pessoas, quando feridas, especialmente por alguém em quem confiavam, enxergam na vingança feroz uma maneira de se redimirem; pensam que fazer o outro sofrer da mesma maneira que sofreram trará a paz de que precisam para viver melhor. É o tal "não sair por baixo", e para sair por cima a pessoa sai atirando com violências diversas.


  Quanto menos atenção você der às pessoas que lhe causaram mal, para você, no caso, pessoas negativas, mais paz terá em sua vida e em seu coração. E achará mais tempo para ser ser você mesmo, cuidar de sua vida poupando energia para construir ou invés de se dedicar à destruição.

A Teologia Bíblica também ensina que quando alguém nos faz mal, queremos retribuição - vingança. O desejo de vingança vem da ira contra a injustiça. Todo pecado merece castigo mas a vingança nem sempre traz um castigo justo. Os homens, na sua ira, muitas vezes se vingam fazendo muito pior que a ofensa original.

 Apenas Deus é perfeitamente justo. Ele sabe o que cada pessoa merece e só ele pode executar uma vingança justa. Deus traz o castigo certo no tempo certo. Mas ele também é misericordioso. Deus perdoa quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador, salvando-o do castigo eterno.

 Devemos deixar a vingança nas mãos de Deus. Precisamos aprender a perdoar e a retribuir o mal com o bem. Fazer o bem e trazer vidas para Jesus é uma vingança que dá verdadeira satisfação.

 Os mais sóbrios e inteligentes afirmam, há pesquisas detalhas comprovando que a vingança raramente nos traz a alegria e a tranquilidade que esperamos. 

Quando investimos nosso tempo e energia para magoar alguém, prejudicamos a nós mesmos e atraímos ainda mais energias negativas para nossas vidas.

 Quem sabe muito bem disso são as mulheres fortes, eu até conheço algumas. Elas dizem que, por isso, por serem fortes e estarem focadas na vida delas, nunca consideram a vingança, até mesmo quando têm os seus corações partidos.

Essas mulheres são sábias, entendem que a melhor retribuição que podemos oferecer a alguém que subestimou o nosso valor é a mais pura e verdadeira felicidade. 

Uma vingança fará mal à pessoa por algum tempo, mas ela ficará na mesma vibração negativa; mas a sua coragem de buscar a prosperidade e a plenitude a farão questionar suas atitudes e a incentivarão querer mudar a sua forma de pensar e agir.

 Concentrar-nos em nós mesmos ajuda-nos a manter-nos firmes à nossa boa essência e impede que a maldade da outra pessoa nos atinja lá no âmago onde só entra o que permitimos. 

O outro não tem poder algum de nos fazer o mal. Só com nossa permissão. 

É por isso que devemos deixar de lado os desejos de vingança, por mais que estejamos profundamente magoados, pois eles só perpetuam o mal dentro de nos e em nossa vida.

Mostrar ao mundo o seu sorriso, sua capacidade de superação e prosperidade é a melhor vingança que você pode oferecer, porque não contamina o seu coração com energias negativas e ainda o ajuda a inspirar outras pessoas.

As pessoas fortes estão sempre concentradas em si mesmas e em aproveitar suas vidas da melhor maneira possível, por isso lidam com suas mágoas dessa maneira tão inteligente. Elas são inspiradoras e donas de uma resiliência admirável.

 


0 Comentários