4 SOLUÇÕES PARA CONFLITOS NO TRABALHO
Administrar conflitos no trabalho é uma das
tarefas corporativas mais delicadas. É bom que, principalmente o gestor, se antecipe aos fatos para gerenciá-los.
Se tudo fosse como a gente quer, a sua equipe trabalharia numa boa, sem coflitos. Todos
comemorariam as vitórias de cada um, apoiariam o crescimento individual e haveriam
de gostar do tempo que passam juntos, até fora do horário de trabalho, não
importa se presencial ou virtualmente.
Antes
tarde que nunca, então vamos acordar porque esta é uma quimera irreal, pois na
verdade isso não acontece nem no mosteiro. O normal é toda equipe relatar que passa
por desentendimentos, com 85% dos funcionários de todos os níveis. Ao ponto do
filósofo Jean Paul Sartre chegar a essa conclusão: “para mim o inferno são os
outros”. Onde se junta pessoas há inevitáveis conflitos.
Porém,
essa não é totalmente uma notícia ruim. Apesar de existirem diversos tipos de
conflitos no ambiente de trabalho e alguns serem inevitáveis, eles também podem
ser algo positivo. Pelo que sabemos de
uma autora incrível que pode nos ajudar a entender esse contexto para
melhorá-lo. A socióloga Christine Carter apresenta dois trabalhos contributivos
para o tema. Primeiro, no artigo “O conflito alimenta a mudança escrito para o Greater Good Science Center da
Universidade da Califórnia em Berkeley em que afirma: “O conflito é totalmente
necessário para o crescimento intelectual, emocional e até moral”.
Segundo,
em seu livro “O ponto de equilíbrio: Como Obter O Máximo De Resultados Com O
Mínimo De Esforço” publicado no Brasil em 2016 pela Sextante, Carter aborda criativamente
os pululantes temas do mundo profissional como conflitos interpessoais, excesso de trabalho, a falta de tempo e a
distração causada pelo mundo virtual. O ponto de equilíbrio apresenta técnicas
para você promover uma mudança significativa em sua vida e ser um agente positivo
na sua equipe de trabalho.
Um
dos maiores problemas da insatisfação no trabalho é que as pessoas em geral
laboram em profissões e empresas onde caíram de paraquedas, não escolheram. Aí
valorizam em demasia a disciplina e a necessidade de ganhar a vida e se obrigam
ao indesejável, criando revolta interior e espírito belicoso de resistência à
contrariedade na convivência.
Christine
Carter demonstra em seu case como ninguém precisa abrir mão da carreira para
viver sem estresse nem deve sacrificar suas poucas horas de lazer para ser mais
produtivo – basta encontrar seu ponto de equilíbrio, um estado em que você é
capaz de fazer mais se esforçando menos.
Carter
experimentou isso na própria vida dela e anotou sua experiência à luz da
ciência.
Sentindo-se
sobrecarregada ao tentar conciliar os papéis de escritora, palestrante e mãe,
ela lançou mão de seu vasto conhecimento sobre felicidade e alta performance e
testou em si mesma diversas técnicas que prometiam trazer mais eficiência ou
mais tranquilidade. Acabou descobrindo que o ideal é unir nossas paixões, nossa
vocação e nosso trabalho – três forças que, quando combinadas, nos dão
entusiasmo e serenidade para enfrentar qualquer situação.
Assim
sendo, é aqui que você entra. Para colher os frutos do conflito, você precisa
saber como gerenciar isso com eficiência. Infelizmente, apenas 54% dos
funcionários acham que os gestores poderiam lidar melhor com as discussões no
trabalho.
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