A arte imita a vida ou a vida imita a arte? A segurança no trabalho é uma ciência exata, que requer cálculos precisos e providências preciosas com base no caráter, respeito à vida e reponsabilidade social. 


A triste notícia no inquérito do fatídico acidente de trabalho no Novo México, no set de filmagem com cara e digitais de pouca sorte , é que praticamente foi uma desgraça quase anunciada.

Imediatamente viajei com o pensamento sobre os envolvidos em cinema latino americanos, que vão sempre aos set de filmagens carregados por necessidades financeiras. Para eles qualquer trabalho é trabalho e está valendo. Escolher necta de cateberiba, caiu ali, está ali, graças a Deus vai ganhar algum. De forma que dificilmente um jovem  deveras necessitado iria abandonar o trabalho nem mesmo sob risco de morte.

Já se sabe que a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme "Rust"poderia poderia ter sido evitada. Horas antes do tiro disparado por Alec Baldwin que a matou, sete pessoas se demitiram da equipe de câmeras com reclamações sobre condições de trabalho e de segurança, disse o site Deadline.

Hutchins chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos.

O ator declarou que a morte foi "um trágico acidente". "Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu". escreveu no Twitter.

O jornal "Los Angeles Times" e a revista "Variety" também publicaram relatos de reclamações e incidentes anteriores na produção. Além de ator, Alec Baldwin é um dos produtores de "Rust".

De acordo com o Deadline, os funcionários relataram ao menos um acidente anterior com as armas usadas na filmagem.

"Uma arma teve dois disparos acidentais em uma cabine fechada. Foram dois estouros altos - uma pessoa estava só segurando nas mãos e disparou", disse uma fonte ao Deadline. O site não diz se este acidente anterior deixou alguém ferido.

O site diz ter ouvido relatos de diversas fontes na produção de "Rust". As pessoas que se demitiram haviam levado equipamentos pessoais e saído do local de filmagem seis horas antes do acidente com várias reclamações, diz o "Los Angeles Times".

Mais um perigo da imprudência. Segundo a "Variety", os funcionários, todos sindicalizados, também reclamavam da falta de protocolo contra a Covid e de a produção ter deixado a equipe em hotéis mais baratos que ficavam uma hora de carro do set.

'Rust' teve acidente anterior com arma e parte da equipe de câmeras se demitiu horas antes de morte, diz site

A revista diz que os produtores chamaram os seguranças para retirá-los do local após a demissão e os substituíram por trabalhadores de fora do sindicato. Seis horas depois, quando ocorreu o acidente, só a diretora de fotografia e outro operador restavam na equipe original de câmera.

Segundo o "Los Angeles Times", Halyna Hutchins era uma das pessoas que brigava por melhores condições de trabalho para a equipe.

A Rust Produções enviou o seguinte comunicado ao Deadline:

"A segurança do nosso elenco e equipe é a maior prioridade da Rust Produções e todos associados com a empresa. Embora não estivéssemos cientes de nenhuma reclamação oficial sobre a segurança de armas e objetos cenográficos no set, vamos realizar uma revisão interna de nossos procedimentos enquanto a produção estiver interrompida. Nós vamos continuar a cooperar com as autoridades de Santa Fe na investigação e oferecer serviços de apoio à saúde mental ao elenco e à equipe neste tempo trágico". 


Centenas de americanos se reuniram na noite de sábado (23) para prestar uma homenagem à diretora.


Diante do pior, um cadáver por exemplo, as palavras desaparecem. Melhor enfrentar com toda valentia qualquer perigo que ameace a nossa integridade física e moral,  antes que seja tarde.

 

0 Comentários