É quase impossível, a um nativo de Capivari, andar pelo Brasil sem que, de quando em vez, alguém pergunte pelo dr Almir Pazzianotto Pinto.

Pesquise e você verá que o Almir daqui aparece 3 pontos acima até do Almir Sater no Google. Lembro-me quando, em São Paulo, fui almoçar com os jornalistas da Folha, Dermi Azevedo, Jorge Batista e Boris Casoy, no térreo da revista IstoÉ; por lá, em outra mesa, estava, entre outros, Joelmir Betting conversando com Cesar Tralli. Não conhecia o Tralli ainda, mas fui saudar o Betting. O Joelmir que esteve no Capivari Clube em 1982 para o lançamento de meu livro “Viver Além Daqui” e proseou muito com a sua leitora dona Cidoca Annicchino, então me valorizou na trama: “Fermino é da terra do grande Almir Pazzianotto, Capivari”. Ao que o repórter Tralli exclamou: “Nossa, que orgulho, o dr Almir é uma boa referência!” Isabela Scalabrini, dada ao senso de estética, jovenzinha ainda, emendou: “Ele é um lorde inglês, inteligente, um gato, não vá contar pra ele”. Para não perguntarem se eu tinha acesso ao Ministro achei melhor sair à francesa.  

Este “Menino de Capivari”, hoje celebridade jurídica, passou a infância na Sinharinha Frota como aprendiz do pai fotógrafo e parte da juventude como profissional desta área,  que fortalece o alcance da observação, capta a percepção e interpretação de imagens e fatos da vida. Na Cidade, quem acompanha os passos e gosta de carteirinha do dr Almir é o nosso amigo comum diretor do Correio e da Rádio Cacique, o dr Arnaldo Mattar. Em nossas conversas ele descreve o ex ministro como sua referência também, pela consideração e amizade, pelos  eventos e lugares em que foi convidado para estar na Capital Paulista e em Brasília.

Poucas pessoas lembram, mas o apresentador Silvio Santos foi candidato a presidente em 1989. Se não fosse por manobras jurídicas dos adversários, principalmente, da campanha de Fernando Collor de Mello, Silvio Santos tinha muita chance de ser eleito presidente do Brasil naquela campanha. Mas, no impulso, o Silvio visitou o jornalista Roberto Marinho na então sede oficial da TV Globo na rua Lopes Quintas. Fiz parte da comitiva que foi encontra-lo no aeroporto Santos Dumont, com o superintendente José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni e o diretor de jornalismo Alberico Souza Cruz, Glória Maria e Berto Filho. Ao me apresentar ao presidenciável Alberico firmou: “Da terra do jurista Almir Pazzianotto”. Ao que o Silvio emendou: “terra das capivaras”, associando com a terra em que sua mulher foi criada e tem um Capivari por lá.

Estou me esforçando, não para bajular, mas para reconhecer. Os mais novos precisam se ver na experiência de vida dos que nasceram antes. Por isso nunca podemos desperdiçar uma só oportunidade de motivar as crianças, jovens e adolescentes. O dr Almir torna-se muito maior quando nos lembramos que sua grandeza profissional jamais o moveu de sua característica humildade, herdada do velho pai e da amável mãe. Em Capivari quem não é humilde, é louco.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais  pela Universidade Católica de Campinas (SP), em março de 1985, foi nomeado Ministro de Estado do Trabalho; Ingressou na Justiça do Trabalho no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 29 de setembro de 1988; exerceu o cargo de Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, no período de 02 de agosto de 1996 a 03 de agosto de 1998; tornou-se Vice-Presidente do TST, no biênio de 1998 a 2000; presidiu o TST, no período de 2000 a 2002.

Dr Almir foi Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de São Paulo; participou da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo; de 1974 a 1978, exerceu cargo de Deputado Estadual junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo Movimento Democrático Brasileiro - MDB (que mais tarde tornou-se PMDB) e  reeleito para os mandatos de 1979 a 1982 e de 1982 a 1986.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, presidiu a Comissão de Relações de Trabalho, de 1977 a 1982, e a Comissão de Política Salarial, de 1984 a 1985.

É membro de uma família alegre, culta e unida. Suas irmã,  profa Zilce Pazzianotto Pinto Machietto, às segundas feiras reúne músicos e cantores em sua própria casa para reviver as emoções da musica brasileira. Nunca deixam de ser lembrados aqueles que partiram antes, Miguélito, tenente Denizar, Nicolino, Zeca, Lucianinho enfim, por ali continuam vivos. De dr Almir muito há para ser lembrado, gosto dele e sei da recíproca; evitei dados contidos em profusão na internet ou jornais. Para dados históricos e pontuais é recomendável o portal do TRT-SP. Sugiro que em sala de aula se fale mais do dr Almir aos jovens e adolescentes, não como “gente de quem”, mas um capivariano que mirou a lua e acertou as estrelas.

..............................................................................................

0 Comentários