Consigo entender a emoção que o conselheiro emérito da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex diretor de planejamento do Palmeiras, Lôlo Ferracciú, descreve na entrevista gravada no dia 10 de novembro, durante o Jornal Primeira Página da Raízes FM, por Tony Machado e Jean Bordini. Falei sobre isso com Flávio Carvalho dona Esmeralda, sua mãe.  

Soube que o Lôlo e seu filho voltaram às origens, recuperando a cobiçada produção de cachaça, primeiro degrau da escada do sucesso do clã. Muitos à época tentávamos nos inspirar na referencia de jovens inteligentes e focados como ele. Com a sorte de conhecer tudo e a todos, pude muito cedo tomar conhecimento de alguns que tentavam a vida fora como Lôlo Ferracciú, Titico Campagnholle CelsoDuarte, Uca Boaventura, Nininho Colaneri, Terezinha Lima, Romilda Capossoli, padre Mario Freguglia; De Lôlo eu tentei copiar o poder de observação e síntese, a graça com as palavras em quantidade sinistramente exata.  

Bom em tudo, ele andou bastante. E como a vida pareceu-lhe grata, a recompensa que se lhe trouxe nos é perceptível.   A maior das homenagens que alguém pode prestar a você é dignificar o seu nome. Estive com ele em SP num evento da ADVB com o ex ministro das Comunicações Sergio Motta para tratar da reeleição de Fernando H Cardoso. Abraço forte, perguntou: “O que você está fazendo aqui?” Eu estava com Tonico Ferreira e Carlos Tramontina cobrindo o evento e representando o prefeito de São Pedro, José Franzin  como secretário de Turismo dele.

Celebrei como diácono em 1986 o casamento de Cidinha e Flávio Carvalho na chácara paradisíaca de Lôlo ali depois da editora EME. Também celebramos a vida em vários encontros com o pessoal da seresta: Miguélito, José Pelegrini, Vito Priante, Nicolino Tedeschi, Zeca Dupret, aff se faltar alguém não saio na rua.

Pai de Andreia Mirella e Geancarlo, é casado com Lucia Helena, primogênito de 8 irmãos nascidos de seu Luiz e dona Erotides Ferracciú. Ainda quero um dia fazer aquela entrevista profissional com o nosso referencial em marketing. Nosso não é de meu, nem seu, nem de Capivari apenas, mas do Brasil, do mundo, de Deus; visto que ele fez história na forma de abordagem e de prática do marketing.

Lembro-me de quando, adolescente, às apalpadelas, pisei numa rádio em São Paulo acompanhando Fred Jorge e alguns cantores da Jovem Guarda. Barros de Alencar era uma espécie de porta voz radiofônico do movimento, na rádio Record e o Roberto Carlos na TV. Tocavam sucessos da Jovem Guarda. Nesse tempo o pequeno paraibano era já muito famoso, mas atento a tudo e humilde, sempre dava a chance de uma palavra a todos. Fred e todo mundo estava lá para divulgar um dos novos discos da CBS que enfrentava a Som Livre no mesmo público. Roberto Carlos nunca foi Som Livre, era CBS e hoje ainda é; A CBS virou Sony Music, a mesma do Fábio Jr e Ivete Sangalo. Quando falei de Capivari, o radialista iniciante, Gilberto Barros,  apreciador do bom networking,  não pensou duas vezes, fixou-me e disse “terra do De Simoni”.

Jovem arrojado, Lôlo iniciou sua carreira no marketing como aluno da Escola Superior de Marketing e Propaganda; pela capacidade de aprender e apreender conhecimentos, repassava seu aprendizado na faculdade aos colegas de trabalho na fabricante de automóveis Willys Overland.

De Simoni é autor de livros como “Promoção de Vendas – 45 anos de Teoria e Prática”, Makron Books, e co-autor da obra “Gestão de Marketing -FGV”, Saraiva, e elaborou o Código de Ética e os Estatutos do Marketing Promocional do Brasil – AMPRO.

Além da Academia Brasileira de Marketing, De Simoni é fundador e 1º Presidente do Conselho Superior e de Ética da AMPRO; Presidente do ICDP – International Car Distribution Programme; Vice Presidente do Conselho Deliberativo da ESPM; Diretor e Conselheiro da APP – Associação de profissionais de Propaganda, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, Fundação Brasileira de Marketing, SEP – Sociedade Esportiva Palmeiras, do Instituto Cultural da Propaganda e do Marketing Brasileiro; e Membro Titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva – Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com Medalha e Diploma de Mérito Profissional; e está entre os 10 cidadãos capivarianos do Século 20”, em cujo primeiro lugar ficou o ex prefeito Geraldo Toledo Amaral.

 

 

 

 

 

 

0 Comentários