18 FRASES EXTRAORDINÁRIAS SOBRE LIDERENÇA PARA VOCÊ MELHORAR SEUS RESULTADOS
A busca de entender o lugar, o perfil e o ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, na Grécia Antiga, já argumentava, em “A República”, queo regente precisava ser
educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo".
Outros filósofos universalmente conhecidos que também abordaram o tema da
liderança: Confúcio, Lao-Tsé e Sun-Tzu,
com seu "rei sábio".
Vamos combinar que, grosso modo,
liderança seja a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe
que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de
forma ética e positiva, para que contribuam com entusiasmo para alcançarem os
objetivos da equipe e da organização. A esse fator Napoeón Hill classificou no
best seller “A Lei do Triunfo” com simplicidade sem ser simplista em 1900 denominando
de “Master Mind”. A ideia de grupos de
mastermind é muito simples: juntar duas ou mais pessoas que tenham
aproximadamente o mesmo objetivo de carreira ou negócios (mas que
preferencialmente estejam em diferentes áreas de atuação e estágios na
carreira) de forma a compartilhar experiências, fazer com que cada um se torne
mais produtivo. Mente Mestra ou em inglês Mastermind é quando duas ou mais
mentes se unem para compartilharem objetivos em comum, conseguem ir além do que
cada uma conseguiria sozinha.
Assim, o líder diferencia-se do
chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma
organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de
mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as
competências do chefe, mas principalmente, as do líder.
Muitos acadêmicos defendem que a
liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de
1930, fora do campo da filosofia e da história. Com o passar do tempo, a
pesquisa e a literatura sobre liderança evoluíram de teorias que descreviam
traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma
abordagem funcional básica, que esboçava o que líderes eficazes deveriam fazer,
e chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo
mais flexível, adaptativo para a liderança eficaz.
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