Segundo Chiavenato (2000, p.89) as Teorias sobre Liderança, classificam-se em três grupos: 1. Traços da personalidade. Segundo ele, o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para uma função.  2. Estilos de liderança, que aponta quatro estilos de liderança: autocrática, participativa, democrática e liberal. 3. Liderança situacional (teoria Contingencial), em que o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação.

O melhor conceito de liderança encontramos quando ela vem considerada como real habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.  Desde o inicio da era moderna, sua natureza e o exercício da liderança têm sido foco de pesquisas, embora sejam condensação de estudos que começaram muito antes. Por exemplo, o teórico Bernard Bass demonstra que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes, o quê e porquê eles fizeram o que fizeram".                                                                          

A busca de entender o lugar, o perfil e o ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, na Grécia Antiga, já argumentava, em “A República”, queo regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros filósofos universalmente conhecidos que também abordaram o tema da liderança:  Confúcio, Lao-Tsé e Sun-Tzu, com seu "rei sábio".

 

Vamos combinar que, grosso modo, liderança seja a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. A esse fator Napoeón Hill classificou no best seller “A Lei do Triunfo” com simplicidade sem ser simplista em 1900 denominando de  “Master Mind”. A ideia de grupos de mastermind é muito simples: juntar duas ou mais pessoas que tenham aproximadamente o mesmo objetivo de carreira ou negócios (mas que preferencialmente estejam em diferentes áreas de atuação e estágios na carreira) de forma a compartilhar experiências, fazer com que cada um se torne mais produtivo. Mente Mestra ou em inglês Mastermind é quando duas ou mais mentes se unem para compartilharem objetivos em comum, conseguem ir além do que cada uma conseguiria sozinha.

 

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente, as do líder.

 

Muitos acadêmicos defendem que a liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de 1930, fora do campo da filosofia e da história. Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura sobre liderança evoluíram de teorias que descreviam traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básica, que esboçava o que líderes eficazes deveriam fazer, e chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo para a liderança eficaz.

0 Comentários